Notícias & Artigos

Segunda, 09 Janeiro 2023 10:27

NOTA DA FENACONTAS CONTRA OS ATOS TERRORISTAS EM BRASÍLIA

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil – FENACONTAS vêm manifestar à sociedade brasileira contra os atos terroristas acontecidos em Brasília ontem, 8 de janeiro de 2023.

O vandalismo observado ontem na capital federal, com destruição do patrimônio público e numa clara tentativa, ainda que ridícula e grotesca, de tomada do poder, deve ser profundamente repudiada.

As pessoas que participaram de tais atos, não são manifestantes políticos, mas, sim, criminosos organizados e como tais devem ser tratados, procurados, responsabilizados e punidos pela Justiça por todas as depredações e crimes cometidos. Os ataques contra as sedes dos poderes constitucionais federais em Brasília são contra a democracia brasileira e por isso, contra o povo brasileiro. Esses bandidos não representam nosso povo, nossa bandeira, nosso país !

Repudiamos ainda os atos antidemocráticos que têm sido orquestrados a frente de quartéis e rodovias por todo o Brasil e alertamos que esses atos nada têm haver com livre manifestação dentro dos marcos de nossa democracia e precisam ser prontamente enfrentados pelas autoridades, inclusive buscando ativamente seus financiadores e reais líderes desses motins.

Entendemos que é lícita a manifestação de divergência política no sistema democrático, tanto nas ruas como nas redes sociais, desde que respeitado o patrimônio público, as leis, a Constituição e os direitos dos demais cidadãos. Mas o que tem sido visto até aqui no Brasil desde antes das eleições gerais de 2022 há muito já ultrapassou os limites da divergência constitucional e flerta abertamente com baderna e contra o Estado Democrático de Direito vigente, razão pela qual não podem mais ser tolerados.

É notório que hoje em dia no mundo internacionalmente conectado que correntes fascistas mal intencionadas têm utilizado da desinformação, da boa-fé das pessoas e até mesmo de brechas constitucionais tanto para divulgar camufladamente suas ideias ilegais como para obterem vantagens financeiras e políticas, procurando sempre desvirtuar o sistema democrático de diversos países.

A Fenacontas expressa, nesse momento de perplexidade nacional pelos fatos ilícitos ocorridos ontem em Brasília, seu apoio aos três poderes constitucionais da República no enfrentamento ao terrorismo e sua fé no regime democrático como conquista e patrimônio inalienável do povo brasileiro desde a Constituição Cidadã de 1988.

Estado Democrático de Direito sempre !

Democracia sempre !

 

Palmas, 9 de janeiro de 2023.

Paulo Henrique Guimarães e Silva

Presidente da FENACONTAS

Sobre a FENACONTAS

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Tribunais de Contas (FENACONTAS) tem como missão defender os interesses dos servidores dos TCEs e conta atualmente com 12 sindicatos filiados.

Contato

Quadra 104 Norte, Rua NE - 09, conjunto - 02, Lote 06, Sala 15 - Galeria Nakatsugawa

Bairro Plano Diretor Norte - Palmas/TO - CEP-77.006-028

Telefone (63) 3213-2809