Notícias & Artigos

Domingo, 31 Janeiro 2016 16:23

OAB-TO diz que comissão já analisa auxílio-moradia do TCE, mas adianta, preliminarmente, que pagamento retroativo é “preocupante"

A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil) informa que a comissão responsável por avaliar a questão está em fase final de estruturação. Mesmo antes de serem nomeados, membros dessa comissão já iniciaram o estudo detalhado da medida do órgão. Para a OAB, em uma análise preliminar, a concessão do benefício é preocupante.

A diretoria eleita da Seccional Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO) classificou, numa análise preliminar, como “preocupante" a concessão de auxílio-moradia retroativa aos conselheiros e procuradores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO).

Através de sua assessoria, a OAB-TO informou que a Comissão de Acompanhamento de Gastos Públicos, que vai estudar este tipo de caso, está em fase final de estruturação.

Contudo, adiantou a nota da Ordem, "mesmo antes de serem nomeados, membros dessa comissão já iniciaram o estudo detalhado da medida do órgão".

Entenda
Na mais profunda crise enfrentada pelo Estado e em meio a aumentos generalizados de impostos, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Manoel Pires dos Santos, publicou na terça-feira, 12, atos no Boletim Oficial do órgão que garante a todos os conselheiros e procuradores o direito de receber auxílio-moradia retroativo aos 60 meses que antecederam a criação do benefício, em dezembro do 2012. O custo da “bondade” para o contribuinte soma R$ 6,8 milhões.

O pagamento aos 26 membros do TCE será feito em 47 vezes, além dos R$ 4.377,73 que cada um deles tem direito mensalmente.

A justificativa do presidente do TCE para assinar os atos é o pagamento do auxílio-moradia para a magistratura, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Manoel Pires também recorre à a simetria existente entre as carreiras da Magistratura e do Ministério Público, "que são estruturadas com um eminente nexo nacional, reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal”.

Fonte: 

http://www.clebertoledo.com.br/estado/2016/01/21/75157-oab-to-diz-que-comissao-ja-analisa-auxilio-moradia-do-tce-mas-adianta-preliminarmente-que-pagamento

 

Sobre a FENACONTAS

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Tribunais de Contas (FENACONTAS) tem como missão defender os interesses dos servidores dos TCEs e conta atualmente com 12 sindicatos filiados.

Contato

Quadra 104 Norte, Rua NE - 09, conjunto - 02, Lote 06, Sala 15 - Galeria Nakatsugawa

Bairro Plano Diretor Norte - Palmas/TO - CEP-77.006-028

Telefone (63) 3213-2809